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O seu negócio está conectado com a chamada “Economia da Longevidade”?

Escrito por: Silaine Benzobas

Uma matéria divulgada recentemente pela UOL revelou uma novidade implantada no varejo físico holandês: os chamados Kletskassa (ou Chat Checkout, em inglês), caixas em que os atendentes ficam de prontidão para conversar com os idosos. Esse tipo de tarefa pode ser também um momento de interação social para quem não está com pressa. A Jumbo, rede gigante do setor, implantou caixas com essa função em Udenhout, a cerca de 100 quilômetros de Amsterdã. A iniciativa foi incentivada pela campanha Once Against Loneliness, do governo holandês, que busca combater a solidão entre as pessoas com mais idade no país.

Na contramão dos equipamentos de autoatendimento e com reconhecimento facial, os caixas para bate-papo foram testados pela primeira vez em Vlijmen, há dois anos, obtendo resultados positivos junto aos consumidores. Agora, a intenção, conforme afirma a empresa responsável pela inovação, é instalar Kletskassa’s em 200 cidades holandesas no ano que vem. A expansão deve considerar as localidades em que os percentuais de solidão entre a população são maiores. De acordo com a porta-voz da Jumbo, Colette Cloosterman-van Eerd, a ação também foi aprovada pelos trabalhadores da rede. “Ficamos orgulhosos de que muitos de nossos caixas gostam de se sentar atrás de um Kletskassa. Eles apoiam a iniciativa e querem ajudar as pessoas a fazer contato real, com um interesse genuíno”, disse ela durante a abertura dos novos caixas registradores.

Chamamos então nossa Retail Thinker e CEO da Veraziones, Silaine Benzobas, para comentar o assunto com exclusividade:

“Houve um tempo em que as empresas conheciam seus clientes pelo seu próprio nome. Muitos deles frequentavam os estabelecimentos sem necessariamente ter algo para comprar, eram chamados de “fregueses” e às vezes apareciam para apenas para um bate papo”. A inclusão social estava implícita.

Considerando o envelhecimento populacional como uma das mais significativas tendências do século XXI (de acordo com a ONU), muitas empresas têm investido em medidas de inclusão social, mas é muito incipiente ainda a inclusão dos clientes das faixas etárias mais avançadas como a iniciativa da rede Jumbo, com o “chat chekout”. Nesta ação, que vai além da inclusão do viés inconsciente que é o IDADISMO, equipes treinadas ficam de prontidão para interagir e cooperar com clientes seniors.

Com o avanço tecnológico, muitos implementaram “checkouts automatizados” onde a única interação é com a máquina. Isto pode não ser a “experiência mais agradável” para as pessoas com 60 anos ou mais, o que pode determinar os sentimentos como solidão, isolamento, intimidação ou exclusão.

Senhora realizando pagamento

 

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